Vai iniciar o tratamento ortodôntico? Veja a importância de planejar uma nova alimentação para essa etapa!

Antes de se instalar o aparelho dentário, alguns cuidados precisam ser tomados. Ter atenção à saúde bucal e descobrir se existem problemas que precisam ser tratados é o primeiro passo antes de iniciar o tratamento ortodôntico. Depois que o aparelho é colocado, alguns hábitos precisam ser repensados, e a alimentação está entre eles. Para que o processo ocorra da forma mais rápida possível e alcance todos os resultados esperados, certos tipos de alimento precisam passar a ser evitados. Confira algumas dicas da ortodontista Francine Figueiredo para essa fase!

Começar a usar aparelho ortodôntico requer algumas mudanças de hábitos

Hábitos como roer unha e a forma como é realizada a higiene bucal precisam ser repensados quando se começar o tratamento. Além disso, a alimentação também é uma questão muito importante nesse momento, e precisa ser replanejada. “Todo paciente que utiliza aparelho ortodôntico necessita da adequação de alguns hábitos alimentares”, afirma a profissional. Isso acontece porque alguns alimentos podem danificar o aparelho, provocar cáries e favorecer problemas periodontais. Todas essas situações prejudicam o tratamento ortodôntico, e podem atrasar o seu tempo de duração ou até mesmo prejudicar os resultados.

Quais alimentos devem ser evitados?

Há quem pense que essa lista é lenda e pode continuar comendo de tudo sem se preocupar. Entretanto, não é bem assim. Para resultados mais rápidos e melhores, é importante que o paciente evite ou reduza a ingestão de algumas comidas sim. “Nesse momento, devem ser evitados alimentos duros ou com caroços”, recomenda Francine. Entre eles, ela destaca amendoim, pipoca, nozes, avelã, pé de moleque, milho e pirulitos. Além disso, alimentos grudentos como chiclete, balas e caramelo também precisam deixar de fazer parte do cardápio. Apesar de serem naturais e saudáveis, alguns alimentos fibrosos como manga e frutas secas também podem atrapalhar o tratamento.

Nem tudo é proibido! Confira alguns alimentos indicados neste momento

Mas calma, nem tudo precisa ser evitado! Alguns alimentos são indicados nessa situação, e podem fazer com que você passe por esse momento de forma mais tranquila, sem trazer prejuízos para os seus dentes. O Sorrisologia recomenda uma sopinha bem saborosa, em especial para quem está nos primeiros dias do tratamento! Essa é uma opção prática, que não gruda nos dentes e que pode ser feita com diversos sabores. Além disso, legumes cozidos e frutas cortadas são alternativas bem saudáveis e nutritivas. Se você gosta muito de uma carne, escolha as mais macias e sem osso.

Por último, para quem não vive sem um doce, o sorvete é a opção ideal nessa situação! Além de delicioso, ele é super refrescante e pode até mesmo proporcionar uma sensação de alívio durante o tratamento. Outros alimentos não precisam deixar de fazer parte da sua dieta, mas a forma como irá comê-los deverá ser mais cuidadosa. “É importante salientar que nada deverá ser cortado com os dentes, mas sempre com a faca”, alerta a profissional.

Fonte: Portal Sorrisologia